Facebook
| PT ES |
Agora:
18 ºC
Enoturismo

A Bairrada situa-se entre dois importantes centros urbanos e universitários, que são Coimbra e Aveiro, respectivamente a sul e a norte daquela região vitícola, o primeiro com grandes tradições, designadamente por ter sido a primeira capital do País e onde se encontram sepultados os dois primeiros Reis de Portugal (no Convento de Sª Cruz).

A volta da Bairrada e num raio máximo de 50 km, existem muitos e variados atributos turísticos que podem e devem ser combinados com a degustação dos seus típicos vinhos e a gastronomia local, realizando na prática o Enoturismo.
Assim, tomando como referência o concelho de Anadia, que tem vindo a afirmar-se como a capital do vinho na região, com o seu Museu do Vinho e restante complexo vitivinícola (Comissão, Estação e Escola Profissional), encontram-se para poente as praias da Costa Nova, de Mira e da Figueira da Foz, e para nascente as montanhas do Caramulo e do Buçaco.

Uma miríade de valores históricos e culturais merece referência nas cidades mais importantes. É o caso da secular Universidade de Coimbra com a sua resplandecente Biblioteca do século XVII, da Sé Velha, dos Museus de Santa Clara-a-Velha e Machado de Castro ou ainda das ruínas romanas de Conímbriga.





A festa anual dos estudantes em Coimbra, com o seu tradicional cortejo da Queima das Fitas é também um acontecimento muito popular que tem lugar na primeira semana de Maio.



Na cidade de Aveiro, para além da moderna Universidade, da sua luminosa Ria e das praias na Costa Nova, são de salientar as belezas do Convento de S.ª Joana e o Museu Municipal. Para a serra do Caramulo, o Museu Automóvel e um pouco mais para sul o Mosteiro do Lorvão são ainda motivos particulares de visita.



Mais próximo, na serra do Bussaco, onde resplandece a mata florestal e o Palace Hotel do mesmo nome, vale a pena conhecer o Museu Militar. E para sudoeste, atravessando várias zonas húmidas e a caminho do mar, a histórica vila de Tentúgal, famosa também pela doçaria conventual e o belíssimo castelo de Montemor-o-Velho, antes de se chegar à praia da claridade, como é chamada a da Figueira da Foz.



Na estrada que se dirige para Mira destaca-se a importante cidade de Cantanhede, com a sua Igreja Matriz, onde são dignos de ver os retábulos da Capela dos Meneses, feita por João de Ruão em 1545, ou da Nossa Senhora da Rosa. Ainda em Cantanhede é também de realçar a Casa do Capitão-Mor pela sua dignidade e conservação e no lugar de Sepins, o Tímpano românico de 1118, da Igreja Paroquial.



Todas aquelas deslocações poderão ser ainda mais agradáveis se forem combinadas com a prova de algumas das iguarias gastronómicas locais, bem como com a visita a algumas das Caves e Adegas da Bairrada.

Da gastronomia podem destacar-se as sopas de peixe e as entradas à base de mariscos, os pratos de peixe grelhado ou no forno (com relevo para o robalo assado) e as carnes, desde o pato dos pauis do Baixo Mondego até à chanfana de cabra e ao famoso leitão assado nos fornos de lenha dos restaurantes da Bairrada.




Leitão assado à Bairrada

 



Robalo assado no forno


Nos doces não deixe de provar pelo menos uma entre as várias especialidades que são os ovos moles de Aveiro, os pasteis e as queijadas de Tentúgal, os pasteis de Santa Clara de Coimbra ou a doçaria conventual do Lorvão.


Ovos moles de Aveiro




doçaria conventual no Mosteiro do Lorvão

Fazer Enoturismo na Bairrada não fica completo sem entrar numa das suas múltiplas Caves e Adegas para provar os seus produtos e sem visitar as suas instalações e as suas vinhas. Só assim poderá confirmar a renovação que se tem verificado na região, aperfeiçoando o equilíbrio dos seus vinhos, conferido pelo seu terroir e tradição vitivinícola.

A Bairrada é a mais antiga e importante região de espumantes do país. Desde 1890, aqui se produzem espumantes pelo método clássico, resultando vinhos muito finos de aroma e com uma excelente mousse no paladar.
Os vinhos brancos, elaborados sobretudo a partir das castas Arinto, Bical, Cercial, Maria-Gomes e também Chardonnay e Sauvignon, são naturalmente frescos de sabor e de aromas delicados.




Vinhos Bairrada em copos adequados à prova

Os vinhos tintos são estruturados, elegantes, com uma ímpar longevidade. A região foi, em tempos, de praticamente uma só casta tinta: a Baga. Actualmente, os seus vinhos integram outras castas, nas mais variadas proporções: Camarate, Jaen, Tinta-Roriz, Touriga-Nacional, e também Cabernet-Sauvignon, Merlot e Syrah. Os seus aromas lembram bagas silvestres, resinas, especiarias e aromas fumados. Os vinhos e espumantes Bairrada são ideais para acompanhar as especialidades gastronómicas da região: o saboroso leitão assado, os pratos de peixe fresco e os requintados doces conventuais.

Ressurge agora uma região plena de tradição e juventude; renovam-se as antigas Caves (fundadas a partir do final do séc. XIX); erguem-se adegas de arquitectura contemporânea, umas e outras encantando os apreciadores do vinho, da gastronomia e da arquitectura, vindos de todo o Mundo.

Os enólogos criam vinhos com carácter e diversidade: para desfrutar mais tarde, ou prontos a beber – mas sempre elegantes!

Para desenvolver o Enoturismo a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) tem promovido diversas iniciativas e projectos, o último dos quais com a Universidade de Aveiro, como se dá conta noutro local deste sítio internet (vd Edições e Docs).

Deve ser destacada porém nos últimos anos a actividade da Associação da Rota da Bairrada (ARB) como a entidade que procura congregar os principais agentes da Bairrada do sector dos vinhos, do turismo (hotelaria e restauração), das autarquias locais e da animação social e cultural, que constituem a base do futuro do Enoturismo da Bairrada.
  Imprimir   |      Recomendar   

Ask  Ask
Delicious  Delicious
Digg  Digg
Facebook  Facebook
Google  Google
LinkedIn  LinkedIn
Live  Live
Multiply  Multiply
MySpace  MySpace
Reddit  Reddit
StumbleUpon  StumbleUpon
Tumblr  Tumblr
Twitter  Twitter
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks
A REGIÃO DA BAIRRADA
Apontamento Histórico
Mapa Região Demarcada
Estação Vitivinícola da Bairrada
Escola de Viticultura da Bairrada
Museu do Vinho Bairrada
Imagens para viver
Vídeos CVB
Parceiros e Links
Notícias e Iniciativas
CVB
Apresentação
Associados CVB
Câmara de Provadores
Certificação de Vinhos
Laboratório EVB
Administração
Edição e Docs
CASTAS
Tintas
Brancas
Concurso Melhores Vinhas
VINHOS
Características Organolépticas
Como provar
Confraria dos Enófilos da Bairrada
Concursos CVB
O Que Dizem os Media
NOVOS VINHOS
Últimos rotulos adicionados
@ 2009 Comissão Vitivinícola da Bairrada
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
MA Digital