Facebook
| PT ES |
Agora:
16 ºC
Pesquisa de Associados
Câmara de Provadores
A Câmara de Provadores da CVB analisa sensorialmente os produtos candidatos ou para autorização de engarrafamento DOC Bairrada (e dentro desta denominação de origem os produtos vinhos tranquilos brancos, rosados e tintos; os espumantes brancos, rosados e tintos e ainda as aguardentes bagaceiras), bem como os produtos com direito a indicação geográfica Beiras (Vinho Regional Beiras).
Para cada sessão de provas são convocados 5 provadores, a partir de um painel de 20 provadores (10 para Vinhos Espumantes Bairrada e Regional Beiras e 10 para Vinhos tranquilos Bairrada). A sessão de provas é coordenada por um técnico da CVB, que dispõe as amostras anónimas (incógnitas) aos provadores (são apenas apresentados os vinhos já servidos nos copos de prova, por tipo de vinho, cor e data de colheita).

Os provadores provam os vinhos, de forma individual, assinalando as pontuações e observações, para cada vinho, numa ficha de provas disponível num programa informático, ao dispor de cada um. Em caso do resultado final ser a não aprovação do vinho, a Câmara de Provadores indica, obrigatoriamente, os motivos objectivos dessa rejeição. O comunicado de aprovação ou rejeição é, no final do processo, enviado ao agente económico, juntamente com o boletim analítico da amostra recolhida pela CVB nas suas instalações.

Está também prevista uma junta de recurso, para os vinhos rejeitados - e esgotadas que estejam as oportunidades previstas no Regulamento da Câmara de Provadores - em que os provadores convocados não podem ter estado presentes na última das sessões de prova onde o vinho foi rejeitado.

    
  Imprimir   |      Recomendar   

Ask  Ask
Delicious  Delicious
Digg  Digg
Facebook  Facebook
Google  Google
LinkedIn  LinkedIn
Live  Live
Multiply  Multiply
MySpace  MySpace
Reddit  Reddit
StumbleUpon  StumbleUpon
Tumblr  Tumblr
Twitter  Twitter
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks
A REGIÃO DA BAIRRADA
Apontamento Histórico
Mapa Região Demarcada
Estação Vitivinícola da Bairrada
Escola de Viticultura da Bairrada
Museu do Vinho Bairrada
Imagens para viver
Vídeos CVB
Parceiros e Links
Notícias e Iniciativas
CVB
Apresentação
Associados CVB
Câmara de Provadores
Certificação de Vinhos
Laboratório EVB
Administração
Edição e Docs
CASTAS
Tintas
Brancas
Concurso Melhores Vinhas
VINHOS
Características Organolépticas
Como provar
Confraria dos Enófilos da Bairrada
Concursos CVB
O Que Dizem os Media
NOVOS VINHOS
Últimos rotulos adicionados
@ 2009 Comissão Vitivinícola da Bairrada
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
MA Digital