Facebook
| PT ES |
Agora:
15 ºC
Pesquisa de Associados
Notícias e Iniciativas

2015-01-28
Certificação de vinhos tranquilos e espumantes DO Bairrada aumentou 8% em 2014

Dois mil e catorze termina como mais um ano de afirmação da qualidade dos vinhos e espumantes da Bairrada, tendo-se registado um crescimento no volume de garrafas certificadas com Denominação de Origem (DO) Bairrada na ordem dos 8%, o que corresponde a mais 500.000 unidades se compararmos com 2013. O aumento foi superior nos espumantes, a rondar os 24%, valor que dista em vinte pontos percentuais dos vinhos tranquilos, que registaram um crescimento na ordem dos 4%.
Para Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, "estes são números que têm margem para crescer: por via dos produtores, que apostam cada vez mais na certificação dos seus vinhos, revelando o interesse em alavancar a notoriedade da região Bairrada; mas também pelo facto da procura dos vinhos desta região estar a aumentar - cá dentro e fora de portas -, o que se traduz no aumento (e valorização) da produção".
A Bairrada é hoje uma região dinâmica, com adegas e viticultura moderna, e onde o clima e as castas (com destaque para a tradicional Baga) formam o fator diferenciador. Com uma incrível plasticidade, é uma das poucas regiões do país onde se fazem espumantes, tintos e brancos com grande consistência qualitativa; onde as uvas dão origem a vinhos com vários estilos mas mantendo a identidade regional; e em que as uvas podem ser vindimadas em diferentes períodos para fazer os vários vinhos, com as uvas da poda em verde a serem aproveitadas para espumante.
 
Comissão Vitivinícola da Bairrada
A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) é uma associação interprofissional onde estão representados a produção e o comércio do sector. Tem a competência de atribuir a Denominação de Origem (DO) Bairrada, vender os selos de garantia para os vinhos aprovados, participar e promover a participação em feiras e apoiar a realização de ações de índole técnica e científica.
 
Bairrada Vinícola
A Bairrada é a mais antiga e importante região de espumantes do país. Desde 1890, aqui se produzem espumantes pelo método clássico, resultando vinhos muito finos de aroma e com uma excelente mousse no paladar. Os vinhos base espumante, elaborados sobretudo a partir das castas Baga (Casta Tinta), Maria-Gomes, Bical, Cercial e Arinto, e também das internacionais Chardonnay e Pinot Noir (Casta Tinta), são naturalmente frescos de sabor e de aromas delicados. Os vinhos tintos são estruturados, elegantes, com uma ímpar longevidade. A região foi, em tempos, de praticamente uma só casta tinta: a Baga. Atualmente, os seus vinhos integram outras castas, nas mais variadas proporções: Touriga Nacional, Tinta Roriz ou Tinto Cão e também Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Os seus aromas lembram bagas silvestres, resinas, especiarias e aromas fumados. Os vinhos e espumantes Bairrada são ideais para acompanhar as especialidades gastronómicas da região: o saboroso leitão assado, os pratos de peixe fresco e os requintados doces conventuais. Ressurge agora uma região plena de tradição e juventude; renovam-se as antigas Caves (fundadas a partir do final do séc. XIX); erguem-se adegas de arquitetura contemporânea, umas e outras encantando os apreciadores do vinho, da gastronomia e da arquitetura, vindos de todo o Mundo. Os enólogos criam vinhos com carácter e diversidade: para desfrutar mais tarde, ou prontos a beber - mas sempre elegantes!

(Texto escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico)

  Imprimir   |      Recomendar   

Ask  Ask
Delicious  Delicious
Digg  Digg
Facebook  Facebook
Google  Google
LinkedIn  LinkedIn
Live  Live
Multiply  Multiply
MySpace  MySpace
Reddit  Reddit
StumbleUpon  StumbleUpon
Tumblr  Tumblr
Twitter  Twitter
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks
A REGIÃO DA BAIRRADA
Apontamento Histórico
Mapa Região Demarcada
Estação Vitivinícola da Bairrada
Escola de Viticultura da Bairrada
Museu do Vinho Bairrada
Imagens para viver
Vídeos CVB
Parceiros e Links
Notícias e Iniciativas
CVB
Apresentação
Associados CVB
Câmara de Provadores
Certificação de Vinhos
Laboratório EVB
Administração
Edição e Docs
CASTAS
Tintas
Brancas
Concurso Melhores Vinhas
VINHOS
Características Organolépticas
Como provar
Confraria dos Enófilos da Bairrada
Concursos CVB
O Que Dizem os Media
NOVOS VINHOS
Últimos rotulos adicionados
@ 2009 Comissão Vitivinícola da Bairrada
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
MA Digital