Facebook
| PT ES |
Agora:
15 ºC
Pesquisa de Associados
Notícias e Iniciativas

2015-09-19
Encontro com o Vinho e Sabores 2015: um êxito que promove(u) a marca Bairrada

A organização – que é repartida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, pelo Município de Anadia e pelo Turismo do Centro de Portugal, contando ainda com um forte apoio da Associação Rota da Bairrada e, dentro desta, de todos os Municípios que compõem a Região, e produzida pela Revista de Vinhos – foi aplaudida quer pelo sector, quer pelos visitantes, estando já a ser desenhada a quarta edição desta iniciativa. Ao longo destes três dias foram várias as iniciativas aos dispor de quem para visitou o EVSB e a Bairrada: degustação de vinhos e sabores, provas comentadas, jantares vínicos, visitas a adegas e produtores, participação na entrega de prémios dos concursos ‘de Espumantes Bairrada’ e ‘de Cartas de Vinhos Bairrada’, entre outras. Foram três dias de muita agitação, entusiasmo e orgulho para a Bairrada, uma região cada vez mais empenhada em promover-se conjuntamente. Prova disso foi o esforço acrescido dos produtores que, em plena época de vindimas, aderiram e marcaram presença no EVSB para mostrarem o que se melhor se faz na região.

Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada’ afirmou no seu discurso de inauguração do EVSB, que “Nos últimos anos, têm sido várias as conquistas alcançadas e hoje vive-se um renascer de uma região que, há bem pouco tempo, muitos consideravam como perdida e que era injustamente desmerecida. Os prémios conquistados, os destaques nacionais e internacionais dos nossos produtos e a forma como hoje a “Efervescência Bairradina” é acolhida por todos os que acompanham atentamente o sector, demonstram de forma cabal que o caminho só pode ser o da união em torno da Região, mesmo quando o consenso não é totalmente possível. A Bairrada assume actualmente, em termos vitivinícolas, um lugar de destaque no mapa económico e cultural de Portugal. Podemos mesmo afirmar, sem falsos pretensiosismos, que a Bairrada está na moda!”. 

EVSB 2015 acrescentou dois espumantes ao projecto Baga Bairrada 

O Encontro com o Vinho e Sabores 2015 foi o palco escolhido pelas Caves da Montanha e pelas Caves Primavera para apresentarem os seus espumantes com a chancela Baga Bairrada’, um projecto promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada que levava já mais de dois anos de trabalho e que viu, em Julho deste ano, o surgimento dos seus primeiros cinco produtos. No que toca às novidades são ambos brancos e 100% Baga: ‘Montanha Grande Cuvée Baga-Bairrada Super Reserva 2009’ e o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto 2013’, vencedor na categoria de “espumantes brancos da casta Baga” no Concurso de Espumantes Bairrada 2015, que se realizou a propósito do evento.

 “Trata-se de um projecto que pretende, acima de tudo, destacar a diferença e a qualidade superior dos espumantes produzidos na Bairrada, valorizando assim a produção de uvas na região e toda a actividade económica associada a essa produção, ou seja, tendo como princípio base a grande preocupação de uma denominação de origem. A Bairrada sempre produziu – e produz – grandes espumantes; os produtores da Bairrada detêm agora mais uma forma de competir num mercado cada vez mais globalizado, que valoriza os produtos diferenciados e de qualidade.”, explica Pedro Soares, de forma resumida, o projecto Baga Bairrada. 

Revelados os melhores espumantes e cartas de vinhos da região

A propósito do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, um evento de peso e orgulho para a região, a Comissão Vitivinícola da Bairrada promoveu dois concursos em que o vinho foi o tema principal: o Concurso de Espumantes Bairrada 2015 e o Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015, cujos resultados foram anunciados e os prémios entregues durante o evento. 

No que toca aos espumantes e de entre todos, a organização do Concurso decidiu eleger o melhor dos melhores, atribuindo-lhe uma Grande Medalha de Ouro, que foi arrecadada pelo Lopo de Freitas branco 2010 das Caves do Solar de São Domingos. Seguiram-se as medalhas de ouro que foram cinco em três categorias. ‘Quinta dos Abibes branco 2011’, do produtor com o mesmo nome, foi o melhor espumante com estágio até 24 meses, sendo ainda destacados nesta categoria o ‘Marquês de Marialva branco 2014’ (Adega de Cantanhede) e o ‘Messias Grand Cuvée branco 2012’ (Caves Messias). Na categoria de espumantes com estágio igual ou superior a dois anos foram atribuídas três medalhas de ouro, todas elas a néctares com Denominação de Origem Bairrada. Os premiados foram o ‘Grande Borga branco 2010’ (Campolargo), o ‘Montanha Real Grande Reserva branco 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Rama Special Cuvée Blanc de Blancs branco 2011’ (J. Rama), sendo de destacar o facto de ‘Lopo de Feitas’ também se inserir nesta categoria. Baga, a casta bandeira da região levou a concurso vários espumantes tendo-se destacado, com ouro, o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto branco 2013’, lançado precisamente no evento. (lista completa de vencedores abaixo em anexo). 

Dos restaurantes da Bairrada, cujas cartas de vinhos estiveram à prova da primeira edição do ‘Concurso de Cartas de Vinhos Bairrada’, os vencedores foram: o Rei dos Leitões na categoria absoluta; e o Pedra de Sal no que toca a relação preço-qualidade. Canastra do Fidaldo, Casa Mattos, Dux Taberna Urbana e Pedra de Sal vão receber o selo de “Recomendado” na categoria “Melhor Carta de Vinhos Bairrada 2015” e Casa Mattos, Dux Taberna Urbana, Piscinas do Mondego, Pompeu dos Frangos e Mugasa na de “Melhor Carta de Vinhos Bairrada . Preço-Qualidade 2015”. Um concurso que teve como objectivo escolher e premiar a excelência das propostas vínicas dos restaurantes estabelecidos na região Bairrada ou nas áreas adjacentes, com especial enfoque nos vinhos com Denominação de Origem Bairrada, dando a conhecer de forma concertada e “de dentro para fora” a diversidade e qualidade dos vinhos da região. 

 

CONCURSO DE ESPUMANTES BAIRRADA 2015  
Prémio Nome do Vinho Produzido por..  
O GRANDE VENCEDOR  
Grande Medalha de Ouro Lopo de Freitas DO Bairrada Branco 2010 Caves do Solar de São Domingos Espumante com estágio igual ou superior a 24 meses
ESPUMANTES COM ESTÁGIO ATÉ 24 MESES  
OURO Quinta dos Abibes DO Bairrada Branco 2011  Quinta dos Abibes  
PRATA Marquês Marialva IG Beira Atlântico Branco 2014  Adega Cooperativa de Cantanhede  
PRATA Messias Grand Cuvée DO Bairrada Branco 2012 Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias  
ESPUMANTES COM ESTÁGIO IGUAL OU SUPERIOR A 24 MESES  
OURO Grande Borga DO Bairrada Branco 2010  Manuel dos Santos Campolargo, Herdeiros  
OURO Montanha Real Grande Reserva DO Bairrada Branco 2009  Caves da Montanha  
OURO Rama Special Cuvée Blanc De Blancs DO Bairrada Branco 2011  J. Rama  
PRATA Aliança Vintage DO Bairrada Branco 2010  Aliança Vinhos de Portugal  
PRATA Quinta dos Abibes Sublime DO Bairrada Branco 2009  Quinta dos Abibes  
PRATA Quinta do Encontro Special Cuvée DO Bairrada Branco 2010  Quinta do Encontro  
PRATA Marquês de Marialva Cuvée DO Bairrada Branco 2010 Adega Cooperativa de Cantanhede  
ESPUMANTES BRANCO DA CASTA BAGA  
OURO Primavera Baga-Bairrada Extra-Bruto Branco 2013  Caves Primavera  
PRATA Castelar DO Bairrada Baga Reserva Branco 2010  Vinícola Castelar  
PRATA Marquês de Marialva Baga-Bairrada Branco 2013  Adega Cooperativa de Cantanhede  
PRATA Pinho Leão DO Bairrada Baga Branco 2010  Casa Agrícola António dos Santos Lopes, Herdeiros  
       
       
CONCURSO DE CARTAS DE VINHOS BAIRRADA 2015  
Prémio Nome do Restaurante…  
MELHOR CARTA DE VINHOS BAIRRADA   
VENCEDOR Rei dos Leitões  
RECOMENDADO Canastra do Fidalgo  
Casa Mattos  
Dux Taberna Urbana  
Pedra de Sal  
MELHOR CARTA DE VINHOS BAIRRADA . PREÇO - QUALIDADE  
VENCEDOR Pedra de Sal  
RECOMENDADO Casa Mattos  
Dux Taberna Urbana  
Piscinas do Mondego   
Pompeu dos Frangos  
Mugasa   
  Imprimir   |      Recomendar   

Ask  Ask
Delicious  Delicious
Digg  Digg
Facebook  Facebook
Google  Google
LinkedIn  LinkedIn
Live  Live
Multiply  Multiply
MySpace  MySpace
Reddit  Reddit
StumbleUpon  StumbleUpon
Tumblr  Tumblr
Twitter  Twitter
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks
A REGIÃO DA BAIRRADA
Apontamento Histórico
Mapa Região Demarcada
Estação Vitivinícola da Bairrada
Escola de Viticultura da Bairrada
Museu do Vinho Bairrada
Imagens para viver
Vídeos CVB
Parceiros e Links
Notícias e Iniciativas
CVB
Apresentação
Associados CVB
Câmara de Provadores
Certificação de Vinhos
Laboratório EVB
Administração
Edição e Docs
CASTAS
Tintas
Brancas
Concurso Melhores Vinhas
VINHOS
Características Organolépticas
Como provar
Confraria dos Enófilos da Bairrada
Concursos CVB
O Que Dizem os Media
NOVOS VINHOS
Últimos rotulos adicionados
@ 2009 Comissão Vitivinícola da Bairrada
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
MA Digital