A organização – que é repartida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, pelo Município de Anadia e pelo Turismo do Centro de Portugal, contando ainda com um forte apoio da Associação Rota da Bairrada e, dentro desta, de todos os Municípios que compõem a Região, e produzida pela Revista de Vinhos – foi aplaudida quer pelo sector, quer pelos visitantes, estando já a ser desenhada a quarta edição desta iniciativa. Ao longo destes três dias foram várias as iniciativas aos dispor de quem para visitou o EVSB e a Bairrada: degustação de vinhos e sabores, provas comentadas, jantares vínicos, visitas a adegas e produtores, participação na entrega de prémios dos concursos ‘de Espumantes Bairrada’ e ‘de Cartas de Vinhos Bairrada’, entre outras. Foram três dias de muita agitação, entusiasmo e orgulho para a Bairrada, uma região cada vez mais empenhada em promover-se conjuntamente. Prova disso foi o esforço acrescido dos produtores que, em plena época de vindimas, aderiram e marcaram presença no EVSB para mostrarem o que se melhor se faz na região.
Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada’ afirmou no seu discurso de inauguração do EVSB, que “Nos últimos anos, têm sido várias as conquistas alcançadas e hoje vive-se um renascer de uma região que, há bem pouco tempo, muitos consideravam como perdida e que era injustamente desmerecida. Os prémios conquistados, os destaques nacionais e internacionais dos nossos produtos e a forma como hoje a “Efervescência Bairradina” é acolhida por todos os que acompanham atentamente o sector, demonstram de forma cabal que o caminho só pode ser o da união em torno da Região, mesmo quando o consenso não é totalmente possível. A Bairrada assume actualmente, em termos vitivinícolas, um lugar de destaque no mapa económico e cultural de Portugal. Podemos mesmo afirmar, sem falsos pretensiosismos, que a Bairrada está na moda!”.
EVSB 2015 acrescentou dois espumantes ao projecto Baga Bairrada
O Encontro com o Vinho e Sabores 2015 foi o palco escolhido pelas Caves da Montanha e pelas Caves Primavera para apresentarem os seus espumantes com a chancela Baga Bairrada’, um projecto promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada que levava já mais de dois anos de trabalho e que viu, em Julho deste ano, o surgimento dos seus primeiros cinco produtos. No que toca às novidades são ambos brancos e 100% Baga: ‘Montanha Grande Cuvée Baga-Bairrada Super Reserva 2009’ e o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto 2013’, vencedor na categoria de “espumantes brancos da casta Baga” no Concurso de Espumantes Bairrada 2015, que se realizou a propósito do evento.
“Trata-se de um projecto que pretende, acima de tudo, destacar a diferença e a qualidade superior dos espumantes produzidos na Bairrada, valorizando assim a produção de uvas na região e toda a actividade económica associada a essa produção, ou seja, tendo como princípio base a grande preocupação de uma denominação de origem. A Bairrada sempre produziu – e produz – grandes espumantes; os produtores da Bairrada detêm agora mais uma forma de competir num mercado cada vez mais globalizado, que valoriza os produtos diferenciados e de qualidade.”, explica Pedro Soares, de forma resumida, o projecto Baga Bairrada.
Revelados os melhores espumantes e cartas de vinhos da região
A propósito do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, um evento de peso e orgulho para a região, a Comissão Vitivinícola da Bairrada promoveu dois concursos em que o vinho foi o tema principal: o Concurso de Espumantes Bairrada 2015 e o Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015, cujos resultados foram anunciados e os prémios entregues durante o evento.
No que toca aos espumantes e de entre todos, a organização do Concurso decidiu eleger o melhor dos melhores, atribuindo-lhe uma Grande Medalha de Ouro, que foi arrecadada pelo Lopo de Freitas branco 2010 das Caves do Solar de São Domingos. Seguiram-se as medalhas de ouro que foram cinco em três categorias. ‘Quinta dos Abibes branco 2011’, do produtor com o mesmo nome, foi o melhor espumante com estágio até 24 meses, sendo ainda destacados nesta categoria o ‘Marquês de Marialva branco 2014’ (Adega de Cantanhede) e o ‘Messias Grand Cuvée branco 2012’ (Caves Messias). Na categoria de espumantes com estágio igual ou superior a dois anos foram atribuídas três medalhas de ouro, todas elas a néctares com Denominação de Origem Bairrada. Os premiados foram o ‘Grande Borga branco 2010’ (Campolargo), o ‘Montanha Real Grande Reserva branco 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Rama Special Cuvée Blanc de Blancs branco 2011’ (J. Rama), sendo de destacar o facto de ‘Lopo de Feitas’ também se inserir nesta categoria. Baga, a casta bandeira da região levou a concurso vários espumantes tendo-se destacado, com ouro, o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto branco 2013’, lançado precisamente no evento. (lista completa de vencedores abaixo em anexo).
Dos restaurantes da Bairrada, cujas cartas de vinhos estiveram à prova da primeira edição do ‘Concurso de Cartas de Vinhos Bairrada’, os vencedores foram: o Rei dos Leitões na categoria absoluta; e o Pedra de Sal no que toca a relação preço-qualidade. Canastra do Fidaldo, Casa Mattos, Dux Taberna Urbana e Pedra de Sal vão receber o selo de “Recomendado” na categoria “Melhor Carta de Vinhos Bairrada 2015” e Casa Mattos, Dux Taberna Urbana, Piscinas do Mondego, Pompeu dos Frangos e Mugasa na de “Melhor Carta de Vinhos Bairrada . Preço-Qualidade 2015”. Um concurso que teve como objectivo escolher e premiar a excelência das propostas vínicas dos restaurantes estabelecidos na região Bairrada ou nas áreas adjacentes, com especial enfoque nos vinhos com Denominação de Origem Bairrada, dando a conhecer de forma concertada e “de dentro para fora” a diversidade e qualidade dos vinhos da região.
CONCURSO DE ESPUMANTES BAIRRADA 2015 | |||
Prémio | Nome do Vinho | Produzido por.. | |
O GRANDE VENCEDOR | |||
Grande Medalha de Ouro | Lopo de Freitas DO Bairrada Branco 2010 | Caves do Solar de São Domingos | Espumante com estágio igual ou superior a 24 meses |
ESPUMANTES COM ESTÁGIO ATÉ 24 MESES | |||
OURO | Quinta dos Abibes DO Bairrada Branco 2011 | Quinta dos Abibes | |
PRATA | Marquês Marialva IG Beira Atlântico Branco 2014 | Adega Cooperativa de Cantanhede | |
PRATA | Messias Grand Cuvée DO Bairrada Branco 2012 | Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias | |
ESPUMANTES COM ESTÁGIO IGUAL OU SUPERIOR A 24 MESES | |||
OURO | Grande Borga DO Bairrada Branco 2010 | Manuel dos Santos Campolargo, Herdeiros | |
OURO | Montanha Real Grande Reserva DO Bairrada Branco 2009 | Caves da Montanha | |
OURO | Rama Special Cuvée Blanc De Blancs DO Bairrada Branco 2011 | J. Rama | |
PRATA | Aliança Vintage DO Bairrada Branco 2010 | Aliança Vinhos de Portugal | |
PRATA | Quinta dos Abibes Sublime DO Bairrada Branco 2009 | Quinta dos Abibes | |
PRATA | Quinta do Encontro Special Cuvée DO Bairrada Branco 2010 | Quinta do Encontro | |
PRATA | Marquês de Marialva Cuvée DO Bairrada Branco 2010 | Adega Cooperativa de Cantanhede | |
ESPUMANTES BRANCO DA CASTA BAGA | |||
OURO | Primavera Baga-Bairrada Extra-Bruto Branco 2013 | Caves Primavera | |
PRATA | Castelar DO Bairrada Baga Reserva Branco 2010 | Vinícola Castelar | |
PRATA | Marquês de Marialva Baga-Bairrada Branco 2013 | Adega Cooperativa de Cantanhede | |
PRATA | Pinho Leão DO Bairrada Baga Branco 2010 | Casa Agrícola António dos Santos Lopes, Herdeiros | |
CONCURSO DE CARTAS DE VINHOS BAIRRADA 2015 | |||
Prémio | Nome do Restaurante… | ||
MELHOR CARTA DE VINHOS BAIRRADA | |||
VENCEDOR | Rei dos Leitões | ||
RECOMENDADO | Canastra do Fidalgo | ||
Casa Mattos | |||
Dux Taberna Urbana | |||
Pedra de Sal | |||
MELHOR CARTA DE VINHOS BAIRRADA . PREÇO - QUALIDADE | |||
VENCEDOR | Pedra de Sal | ||
RECOMENDADO | Casa Mattos | ||
Dux Taberna Urbana | |||
Piscinas do Mondego | |||
Pompeu dos Frangos | |||
Mugasa |
![]() |
|
![]() |