No final do evento ‘Bairrada no Porto’, era unânime a satisfação dos produtores. A escolha do local, o layout doespaço e o facto de ser um evento de pequena dimensão – dando aos que ali sedeslocaram a possibilidade de estar em contacto com os 22 produtores presentes(*); saborear iguarias, pela cozinha do Rei dos Leitões; e ter contacto com aoferta turística da região, através da Associação Rota da Bairrada – foi motivode satisfação também para os visitantes. Alguns deles, assumiram mesmo que foiuma excelente oportunidade para descobrirem e elegerem produtos da Bairradapara a quadra que se avizinha: ofertas e consumo no Natal e festa de final deano.
A escolha do dia do evento – o facto de ser a um Domingo àtarde; e junto da quadra natalícia – manifestou-se de forma positiva, nãoapenas junto do público em geral, mas no contacto com profissionais do sector,como sejam sommeliers, distribuidorese novos media, importantes players na divulgação e prescrição dosprodutos da Bairrada.
Não há dúvidas que o desafio feito pela CVB, que convidou produtoresda região demarcada a levarem os seus espumantes e vinhos até Porto, paraapresentarem desde grandes referências vínicas aos seus mais recentes rótulos, foiuma aposta ganha.
Para complementar esta mostra, estavam agendadas duasProvas Comentadas – ‘Bairrada, o reino das borbulhas’ e ‘Bairrada de culto’ –com inscrição in loco e que esgotaramem pouco menos de uma hora de evento. Também a gastronomia fez despertar ointeresse dos presentes, que aderiram de tal maneira em força, que obrigaram orestaurante Rei dos Leitões a reforçar a sua oferta.
O ‘Bairrada no Porto’ foi organizado pela ComissãoVitivinícola da Bairrada, com a produção Essência do Vinho e cofinanciamento doCentro2020.
![]() |
|
![]() |