Facebook
| PT ES |
Agora:
18 ºC
Pesquisa de Associados
Notícias e Iniciativas

2020-05-15
Rota da Bairrada lança Guia de Enoturismo 2020 e  (re)abre portas com selo Clean & Safe

 Acesso à informação é crucial para planeamento e descoberta da região

Rota da Bairrada lançaGuia de Enoturismo 2020 e

(re)abre portas comselo Clean & Safe

Cumprindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, é tempo de recomeçarmos. As pessoas precisam que a economia também. A assinatura de comunicação da marca Bairrada é “Terras de bem-viver” e, mais do que nunca, a região está empenhada em que isso aconteça. E também tempo de voltar a “bem-receber”.

Como porta de entrada, por excelência, para levar à descoberta da região, a Rota da Bairrada vai reabrir já este mês os seus dois espaços, ambos com o selo ‘Clean& Safe’, atribuído pelo Turismo de Portugal: o da Curia no dia 19 e o de Oliveira do Bairro no dia 26. Numa primeira fase com horário reduzido – de terça-feira a Sábado, das 14h30 às 19h00 – e com algumas restrições em termos de atividades – não haverá lugar a provas de vinhos e aos jogos didáticos. A seu tempo, tudo voltará à normalidade. Para já, é possível comprar vinho e demais produtos, assim como consultar a equipa da Rota para criação de roteiros, marcação de visitas e estadias, bem como outros pedidos.

A antecipar esta reabertura, aRota lançou ontem o ‘Guia de Enoturismo Bairrada 2020’, uma ferramenta de promoção do território, que reúne a oferta turística de forma sucinta e muito prática, facilitando aos visitantes – e até aos residentes – a consulta e o planeamento das suas descobertas: agora, e de futuro! O Guia acompanha as tendências e surge em formato digital, estando disponível para consulta e download no site da Rotada Bairrada, em https://loja.rotadabairrada.pt/media/PDF-Flip/index.html. Um acesso facilmente identificado ao navegar também nas páginas de Facebook e Instagram da Rota da Bairrada, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Bairrada.

Sendo a Bairrada um território vínico por excelência, é o enoturismo que dá mote a este Guia, que destaca outros pontos de interesse, como a reconhecida gastronomia, a riqueza natural e cultural, e a vasta oferta de alojamento dequalidade, desde hotéis, apartamentos turísticos, unidades de agroturismo e alojamento local. De entre os associados da Rota da Bairrada, são 26 os produtores de vinho representados, 28 restaurantes e assadores, 17 unidades de alojamento, 4 empresas de animação e uma agência de viagens. Tudo isto dentro dos oito municípios que compõem a região – Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos – e que também têm papel dedestaque no Guia, com a identificação de “Seis coisas a não perder” em cada um deles. Há também propostas de empresas de animação e agências de viagens cujo foco é a Bairrada.

O convite é para que imerja em experiências e momentos inesquecíveis: visite espaços de grande esplendor, produtores, adegas e caves – das mais pequenas epitorescas, às maiores e longevas –; deleite-se com a gastronomia tradicional, que varia entre os sabores do mar e da terra, onde o Leitão da Bairrada é Rei; percorra as matas seculares e aprecie um passeio na serra ou junto ao mar…

Para Jorge Sampaio, presidente da Rota da Bairrada, esta era já uma aposta anterior à pandemia de Covid-19, na medida em que “o Enoturismo é um dos vetores estratégicos de desenvolvimento para o sector doturismo em Portugal. Contribui para o desenvolvimento sustentado de uma região,abrangendo interesses públicos e privados, e reduz a sazonalidade, criando mais oportunidades de emprego e fixação da população.”. É uma iniciativa que conta com o apoio doTurismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar.

Sobre a Associação Rota da Bairrada:

A Rota da Bairrada é uma associação sem fins lucrativos,criada no final do 2006, com o objetivo organizar de forma articulada e estruturada a oferta do território Bairrada, assegurando desta forma que avisita à região seja uma experiência única e repleta de saberes e sabores. A Rota da Bairrada propõe-lhe uma nova forma de conhecer o território levando-o adescobrir os encantos da região através dos cinco sentidos.

 

  Imprimir   |      Recomendar   

Ask  Ask
Delicious  Delicious
Digg  Digg
Facebook  Facebook
Google  Google
LinkedIn  LinkedIn
Live  Live
Multiply  Multiply
MySpace  MySpace
Reddit  Reddit
StumbleUpon  StumbleUpon
Tumblr  Tumblr
Twitter  Twitter
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks
A REGIÃO DA BAIRRADA
Apontamento Histórico
Mapa Região Demarcada
Estação Vitivinícola da Bairrada
Escola de Viticultura da Bairrada
Museu do Vinho Bairrada
Imagens para viver
Vídeos CVB
Parceiros e Links
Notícias e Iniciativas
CVB
Apresentação
Associados CVB
Câmara de Provadores
Certificação de Vinhos
Laboratório EVB
Administração
Edição e Docs
CASTAS
Tintas
Brancas
Concurso Melhores Vinhas
VINHOS
Características Organolépticas
Como provar
Confraria dos Enófilos da Bairrada
Concursos CVB
O Que Dizem os Media
NOVOS VINHOS
Últimos rotulos adicionados
@ 2009 Comissão Vitivinícola da Bairrada
Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
MA Digital