O meu cesto
Carrinho encontra-se vazio de momento
Total

IG Beira Atlântico

Apresentação da Região

Beira Atlântico - Indicação GeográficaA tradição destes vinhos remonta ao reinado de D. Afonso Henriques.

D. Afonso Henriques autorizou a plantação das vinhas na região com a condição de lhe ser dada uma quarta parte do vinho produzido. Séculos mais tarde, durante os reinados de D. João I e de D. João III, apercebendo-se estes da importância social e económica destes vinhos, começaram a surgir algumas medidas de proteção para os vinhos desta área do país. 

 

Atualmente, a Indicação Geográfica Beira Atlântico abrange parte dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, tendo como limite, a norte, o concelho de Santa Maria da Feira, e a sul, o concelho de Alvaiázere. O seu ponto mais interior situa-se no concelho de Pampilhosa da Serra sendo definida no litoral pelo oceano Atlântico.

 

A proximidade atlântica é o grande denominador comum desta vasta região geográfica possuindo uma influência determinante nas uvas criadas e consequentemente nos produtos vínicos aqui produzidos. Apresenta solos de diferentes épocas geológicas, predominando os terrenos pobres que variam de arenosos a argilosos, encontrando-se ainda franco-arenosos, sendo que, as áreas de vinha são maioritariamente cultivadas em solos de natureza argilosa e argiló-calcária.

 

Os invernos são longos e frescos e os verões quentes, sofrendo a região um efeito amenizador devido à sua proximidade ao mar e influência dos ventos de Oeste e de Noroeste, que se fazem sentir com maior frequência e intensidade nestes mesmos locais.

 

No âmbito da Indicação Geográfica “Beira Atlântico” é reconhecida a sub-região “Terras de Sicó” como indicação complementar.

 

Ver mapa maior

Beira Atlântico - Indicação Geográfica